Colonia de Férias/2017

Visando implementar as atividades à serem realizadas com as crianças e adolescentes, proporcionando momentos de lazer e entretenimentos, bem como promover a garantia de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD), realizamos nesse período uma Colônia de Férias com o tema “Brinando e Recriando”. As atividades visam possibilitar o resgate de brincadeiras antigas como um estímulo ao imaginário das crianças e adolescentes, com ações prazerosas e ludicas voltadas sempre para o desenvolvimento integral de toda garotada.

 

O tema propôs discussão em torno do atual quadro em que a sociedade se encontra, no qual a cultura do consumo tem limitado as vivências de lazer das crianças e adolescentes tornando-as passivas diante das produções da indústria cultural, além de provocar um pensamento que resgate as brincadeiras com objetos possíveis de ressignificação e transposição do brincar antigo para o atual.

 

Como forma de estabelecer o contato dessas crianças e adolescentes com as brincadeiras de rua, foi possível incentivar a formação do hábito de leitura e desenvolver a imaginação e a linguagem. As crianças e os adolescentes assistiram o filme “O Menino Maluquinho”, baseado no livro de Ziraldo que traz, de forma simples, expressões artísticas e culturais, proporcionando momentos de diversão, descontração e de convivência com diversos jogos e brincadeiras que foram, posteriormente, vivenciadas por elas, na forma de atividades manuais.

 

O tema se fez necessário e oportuno, pois é o período destinado a férias escolares e em decorrência disso muitos deles ficam mais propensos à situação vulnerável.